Nos dias de hoje, o risco cibernético se tornou um problema cada vez mais importante para pequenas empresas ao redor do mundo. Diante disso, novas soluções estão surgindo no mercado para transferir esses riscos para terceiros. Stoïk lidera nesse campo, apresentando um produto de seguro cibernético especialmente desenvolvido para pequenas e médias empresas.
Stoïk e o mercado Europeu
Stoïk, uma startup francesa, segue o exemplo de empresas como Coalition e At-Bay. No entanto, ao contrário dessas empresas, em vez de vender seus produtos de seguro para empresas nos EUA, Stoïk se concentra exclusivamente em clientes europeus.
Quando uma empresa é segurada pela Stoïk, ela está coberta contra todas as reclamações relacionadas à cibersegurança. Por exemplo, se a empresa tiver que parar a produção ou fechar temporariamente devido a um incidente cibernético, Stoïk pode compensar as receitas perdidas (margem operacional bruta) desse período.
Atualmente, Stoïk oferece sua proteção para empresas com faturamento anual de até 750 milhões de euros, oferecendo limites de cobertura de até 7,5 milhões de euros. A empresa opera atualmente na França, Alemanha e Áustria.
Direções de desenvolvimento
A startup escolheu este serviço específico, pois o seguro cibernético é definitivamente mais complicado do que outros tipos de produtos de seguro. Stoïk também criou sua própria pequena equipe de gerenciamento de crises, que responde a incidentes e ajuda na recuperação de dados e na comunicação de crises.
Ao comprar o seguro, o cliente recebe uma visão geral do seu risco cibernético. A startup monitora os registros DNS e busca em bancos de dados online por vazamentos de senhas relacionados ao domínio do cliente. Stoïk também pode realizar varreduras internas para sugerir alterações nas configurações de nuvem e de diretório ativo.
Resumo
Stoïk atua como Managing General Agent (MGA), o que significa que colabora com companhias de seguros e empresas de resseguros para cobrir o risco. Stoïk tem o direito de criar suas próprias taxas, produtos e políticas, mas o risco é externamente terceirizado para maiores seguradoras. Um desses parceiros é a Tokio Marine HCC International, que é o único novo investidor na rodada de financiamento do Série B.
Stoïk não vende diretamente seus produtos de seguro para seus clientes. Ao invés disso, usa corretores de seguros que já possuem relações com pequenas e médias empresas. Até agora, Stoïk atraiu 1000 corretores de seguros.
Até o final de 2024, Stoïk deve ter 5000 segurados. A empresa atualmente representa 25 milhões de euros em prêmios e planeja aumentar o número de clientes no futuro.