O marketing digital é agora utilizado por quase todas as empresas. No entanto, a indústria fintech é única e suas estratégias de marketing diferem. Portanto, hoje, escolhemos quatro métodos não convencionais e envolventes para marketing digital no setor fintech.
O que é marketing digital?

- O marketing digital promove produtos e serviços através de canais como sites, dispositivos móveis e plataformas de mídia social.
- Os profissionais de marketing digital possuem uma série de ferramentas para medir a eficácia de suas campanhas.
- Um dos maiores desafios que os profissionais de marketing digital enfrentam é como se destacar em um mundo que está saturado de anúncios digitais e outras distrações.
Diferentes Tipos de Canais de Marketing Digital

Aqui estão oito canais populares amplamente usados hoje.
Marketing de Websites
Muitas empresas exploram seus websites como o centro central para seus esforços de marketing digital. Um site bem-sucedido deve refletir a marca e suas ofertas de maneira clara e memorável. É crucial que os sites modernos carreguem rapidamente, sejam amigáveis para dispositivos móveis e fáceis de navegar.
Publicidade Pay-Per-Click
A publicidade pay-per-click (PPC) permite aos profissionais de marketing alcançar públicos em vários sites de notícias, plataformas digitais e redes sociais através de anúncios pagos.
Plataformas como Google, Bing, LinkedIn, X (anteriormente Twitter), Pinterest e Facebook oferecem campanhas PPC, permitindo aos profissionais de marketing direcionar usuários com base em demografia, interesses ou localização. Google Ads e Facebook Ads são os serviços PPC mais populares.
Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo visa envolver potenciais clientes através de conteúdo escrito, visual ou em vídeo que capta seu interesse. Este conteúdo geralmente é publicado em sites e depois promovido através de redes sociais, marketing por e-mail, otimização de mecanismos de busca ou campanhas PPC.
O marketing de conteúdo se esforça para ser menos explícito do que a publicidade tradicional, focando em fornecer valor ao público.
Marketing por E-mail
Apesar de estar associado ao spam para alguns, o marketing por e-mail continua sendo muito eficaz. Muitos profissionais de marketing utilizam vários canais digitais para reunir endereços de e-mail para suas listas, depois utilizam o marketing por e-mail para nutrir leads e convertê-los em clientes.
Marketing de Mídia Social
O marketing de mídia social é voltado para a geração de consciência de marca e a criação de confiança entre o público. Ele também pode ser utilizado para geração de leads e marketing/vendas diretas. Postagens e tweets promovidos são exemplos de táticas de marketing de mídia social.
Marketing de Afiliados
O marketing de afiliados, um método de marketing antigo, encontrou nova vida no âmbito digital. As empresas colaboram com influenciadores ou outras entidades para promover seus produtos, recompensando-os com comissões por cada venda ou lead gerado.
Grandes empresas como a Amazon operam programas de afiliados que geram pagamentos substanciais para afiliados.
Marketing de Vídeo
Com muitos usuários da internet voltando-se para plataformas como o YouTube para informações e entretenimento, o marketing de vídeo se tornou cada vez mais importante.
Profissionais de marketing podem utilizar plataformas como Facebook Videos, Instagram e TikTok para executar campanhas de vídeo, muitas vezes integrando-as com SEO, marketing de conteúdo e estratégias de mídia social mais amplas.
Mensagens de Texto
O envio de mensagens de texto, ou SMS (short message service), é usado por empresas para disseminar informações sobre suas últimas ofertas e promoções.
As organizações sem fins lucrativos e os candidatos políticos também aproveitam o texto para autopromoção e fins de arrecadação de fundos. Muitas campanhas de marketing agora facilitam pagamentos ou doações através de simples mensagens de texto.
Ideias para marketing digital para empresas fintech:
Na indústria fintech, as empresas devem se esforçar para se diferenciar. Além disso, o público fintech é distinto da multidão em geral. Portanto, as ideias de marketing para fintech devem ser mais inconvencionais.
1. Conhecimento Técnico
Você deve se posicionar como um especialista técnico em sua área específica ou nicho de produto. Uma abordagem inteligente envolve compartilhar constantemente conteúdo técnico em suas plataformas de mídia social e blog. Além disso, considere lançar um canal no YouTube que apresenta especialistas que podem esclarecer seu público sobre vários tópicos ou conduzir entrevistas informativas.
Seu objetivo deve ser assumir o papel de um educador dentro de sua comunidade. Avalie se o seu público é altamente tecnológico ou não. Determine se plataformas como LinkedIn, Twitter e YouTube são adequadas ou se plataformas como o GitHub seriam mais apropriadas, permitindo que você treine desenvolvedores em técnicas de programação ou compartilhe sua API. Sempre considere quem é sua persona do cliente.
2. Metaverso
Empresas que criam seu próprio mundo no metaverso normalmente investem recursos significativos no processo de construção. Uma coisa é certa – apesar do metaverso ainda não ser totalmente espetacular, a empolgação da mídia sobre a ideia funciona como uma excelente publicidade para eles. No entanto, isso não necessariamente significa que você precisa desenvolver seu próprio mundo no metaverso.

Meu conselho seria pensar fora da caixa e experimentar novas abordagens. Mantenha-se atualizado sobre os avanços tecnológicos, incluindo plataformas emergentes. Ao estar à frente da curva ou entre os primeiros a experimentar algo novo, seu produto ou empresa tem muito a ganhar.
Se você tem interesse neste tópico, confira nosso artigo “Metaverso e Bancos. Novas formas de comunicação”
3. Parcerias com Influenciadores
A Revolut serve como um excelente exemplo de uma empresa que empregou essa abordagem efetivamente. Eles lançaram uma campanha publicitária no YouTube, fornecendo inicialmente seus cartões digitais para vários YouTubers. Esses influenciadores nem sempre estavam focados em fintech, mas, dado o uso generalizado de pagamentos digitais, seu público considerou relevantes.
Cada influenciador também tinha códigos promocionais únicos para oferecer aos seus espectadores, aumentando ainda mais o interesse. Além disso, a Revolut utilizou anúncios curtos de três segundos no YouTube sem voiceovers intrusivos ou role-playing, simplesmente exibindo seu cartão e logotipo. Essa abordagem minimalista, mas impactante, lhes rendeu um influxo significativo de novos clientes. Considere se oferecer seu produto ou serviço para promoção por influenciadores em suas plataformas de mídia social poderia beneficiar sua marca de maneira semelhante.
4. Demonstrações Interativas e Testes Gratuitos
Ofereça demonstrações interativas ou testes gratuitos de suas soluções fintech para permitir que potenciais clientes experimentem os benefícios em primeira mão antes de se comprometerem. Crie demonstrações envolventes que mostrem os principais recursos, funcionalidades e casos de uso, destacando como seu produto/serviço pode abordar pontos específicos de dor ou melhorar resultados financeiros.
Forneça tours guiados ou tutoriais para ajudar os usuários a navegar na plataforma de maneira eficaz e demonstrar sua proposta de valor. Oferecer um período de teste sem risco pode ajudar a aliviar o ceticismo e incentivar a conversão.
5. Estratégias de Gamificação
Integrar elementos de gamificação em sua plataforma fintech pode aumentar o envolvimento do usuário e impulsionar a retenção de clientes. Considere implementar recursos como sistemas de recompensas, acompanhamento de progresso ou desafios relacionados a objetivos financeiros.
Por exemplo, oferecer pontos ou distintivos por completar certas tarefas como orçamento, economia ou investimento pode tornar a experiência do usuário mais agradável e incentivar o uso contínuo de sua plataforma.
Marketing digital para empresas fintech
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